As tecnologias são tão antigas quanto à espécie humana. Na verdade, foi à engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem ás mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. A utilização dessas tecnologias o tornou o ser dominante no planeta, primeiramente essas inovações tecnológicas foram utilizadas para sua defesa, depois para ataque e dominação, não só contra os animais, mais também contra os outros homens.
Foi por motivos também relacionados às guerras que as inovações tecnológicas tiveram seu impulso, mais precisamente a partir da guerra fria. Esse conflito tenso e sem perigos teve um saldo positivo, pois muitas das tecnologias que possuímos hoje são oriundas desse período, podemos citar entre elas: o isopor, o forno microondas, o computador..
Assim, como na guerra a tecnologia também é essencial para a educação. O conceito de tecnologia diz que: tecnologia é conhecimento, isto é, é o desenvolvimento e aperfeiçoamento desse conhecimento, logo esse processo só é possível através da educação, que o desenvolverá a capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando á sua melhor integração individual e social. Para tanto é preciso que conhecimento, valores e comportamentos do grupo sejam ensinados e aprendidos, assim como também é preciso ensinar sobre as tecnologias que estão na base da identidade e da ação do grupo e que se faça uso delas para ensinar as bases dessa educação.
As novas tecnologias de comunicação (TICS), sobretudo a televisão e o computador movimentaram a educação e provocou novas mediações entre a abordagem do professor, a compreensão do aluno e do conteúdo veiculado. A imagem, o som e o movimento oferecem informações mais realistas em relação ao que está sendo ensinado. Quando bem utilizadas, provocam a alteração dos comportamentos de professores e alunos, levando-os ao melhor conhecimento e maior aprofundamento do conteúdo estudado. As tecnologias comunicativas mais utilizadas e educação, porém, não provocam ainda alterações radicais na estrutura dos cursos, na articulação entre conteúdos e não mudam as maneiras como os professores trabalham didaticamente com seus alunos.
Não há duvida de que as novas tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação. Vídeos, programas educativos na televisão e no computador, sites educacionais, softwares diferenciados transformam a realidade da aula tradicional, dinamizam o espaço de ensino-aprendizagem, onde, anteriormente, predominava a lousa, o giz, o livro e a voz do professor. No entanto não basta apenas introduzir as tecnologias na educação, mas também fazer com que a utilização desta seja feito de maneira a obter os maiores e melhores resultados com aquilo que se deseja ser trabalhado em sala de aula, pois de que adianta a utilização dessas inovações tecnológicas se a sua utilização for feita de maneira inadequada ou ineficiente.
Eduardo cabral
Jaciara oliveira
Fracineide
BIBLIOGRAFIA:
KENSKI,Vani Moreira.Educação e Tecnologias:O novo ritmo da informação,Campinas,SP:papirus,2007